Publicado por: viannamar | 11/11/2010

Organograma e Fluxograma

Fluxograma: São ferramentas de representação gráfica do trabalho realizado na organização, possuindo vários tipos e grau de complexidade, de acordo com o objetivo a que se destinam. O uso de fluxograma possibilita: a preparação para o aperfeiçoamento de processos empresariais; identificação de atividades críticas para o processo; conhecimento da seqüência e encadeamento das atividades dando uma visão de fluxo de processo; documentação do processo para análises futuras, adequação a normas e certificações e esclarecer sobre o funcionamento para pessoas recém admitidas na organização; fortalecimento do trabalho em equipe quando o desenvolvimento dos fluxogramas é feito com a participação de todos os envolvidos.

Diagrama de bloco é o mais simples dos fluxogramas, indicando apenas as atividades realizadas sem diferenciá-las por tipos. Utilizando para uma visualização rápida do processo. Pode ser horizontal ou vertical. Devem ser utilizadas frases curtas que identifiquem as atividades realizadas.

Um fluxograma padrão ANSI fornece uma compreensão detalhada de um processo, que excede, e em muito, aquela dada por um diagrama de blocos. Na verdade, o diagrama de blocos é usado como ponto de partida, e um fluxograma padrão é usado para detalhar as atividades dentro de cada  bloco, até o nível desejado do detalhe.

Há outros tipos de fluxograma, o funcional, o fluxo-grama, geográfico.

 

Organograma: O organograma é o gráfico que representa a estrutura formal de uma empresa, ou seja, a disposição e a hierarquia dos órgãos.

Existem várias maneiras de representar a cultura das empresas. A escolha do tipo ideal, como é dito para outros tipos de gráficos, fica a critério do analista, considerando este a natureza da organização ou desconcentração.

Entre outros tipos de organograma, o clássico ou vertical é o tipo mais simplificado e procura deixar bem claros os níveis de hierarquia. É bastante utilizado em instituições tradicionais, onde a visão é fator predominante.

Elaboração de um Organograma exige certos cuidados, uns de natureza estética, outros de natureza técnica. Ex.: devem ser evitadas siglas e abreviaturas dos órgãos para que qualquer pessoa possa ver e entender a estrutura da organização. A subordinação de um órgão em relação a outro é representado por linha cheia, de cima para baixo, ou da esquerda para direita. Órgãos de igual hierarquia não podem estão ligados uns aos outros, mas sim à linha da autoridade superior. Deve ser buscado um equilíbrio estético entre os espaços laterais e verticais dos órgãos de mesmo nível hierárquico. Para representação de órgãos de caráter mais formal deve ser dada a preferência à utilização de retângulos, em detrimento de outras formas geométricas, podendo o seu tamanho variar em função do nível hierárquico de cada setor representado. Para a representação de setores menos formais, como grupos e equipes, ou até de setores ligados a atividades artísticas, sociais, ou criativas, dentre outras, admite-se usar outras formas gráficas, como círculos, triângulos, elipses, retângulos curvados ou, simplesmente, a sua chamada por linha, sem circunscrição. O tipo de organograma mais utilizado pelas instituições e que, conseqüentemente, mais aparece nos livros e trabalhos técnicos é o organograma clássico ou vertical.

Uma estrutura de organizacional estruturada, representa o plano oficial do jogo empresarial para realização do trabalho. Diversos aspectos chaves da organização mostrados por um organograma formal são cadeia de comando, unidade de comando, departamentalização, níveis de hierarquia, amplitude e divisão do trabalho.

O principio da amplitude da administração afirma que há um limite para o número de subordinados que pode supervisionar efetivamente. Geralmente, as amplitudes são maiores nos níveis mais baixos e mais estreitos no topo das organizações. Os fatores que afetam o tamanho da amplitude incluem a semelhança das funções supervisionadas, a proximidade geográfica dos subordinados, o grau necessário de supervisão direta, o grau de coordenação exigido e assistência gerencial à disposição do supervisor.

As organizações departamentalizam suas atividades ao longo de diversas linhas. Os tipos são de acordo com função, produto, território ou posição geográfica, cliente processo ou equipamento, projeto e matriz.  As formas de projeto e matriz são híbridas, por serem estruturas temporárias destinadas a utilizar as especializações do pessoal de várias áreas funcionais da organização.

Tipos de Organogramas:

  • Clássico – também chamado de vertical. É o mais comum tipo, elaborado em retângulos que representam os órgãos e linhas que fazem a ligação hierárquica e de comunicação entre eles.
  •  Não Clássico – São os demais tipos como:

Em barras: representados por intermédio de longos retângulos  a partir de uma base vertical, onde o tamanho do retângulo é diretamente proporcional a importância da autoridade que representa.

Em setores: elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde localiza-se a autoridade maior da empresa.

Radial: solar ou circular, são elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde localiza-se a autoridade maior da empresa.

Lambda: apresentam apenas grupos de órgãos que possuam características comuns.

Bandeira: apresentam grupos de órgãos que possuem uma missão específica e bem definida na estrutura organizacional, normalmente em quatro níveis.

Organograma linear de responsabilidade: possui um diferenciador em relação aos demais organogramas, pois a sua preocupação não é apresentar o posicionamento hierárquico, mas sim o inter-relacionamento entre diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas.

Informativos: apresenta um máximo de informação de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa.

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